janeiro 12, 2007

Gata na ponte

Coloane, Janeiro 2007

Ontem, logo após ter saído do IC, recebi um telefonema de alguém que tinha visto um gato a meio da ponte Sai Wan, na direcção Macau-Taipa.
Telefonei ao nosso staff que já ía a caminho.
Fiz o caminho a 40 à hora mas não consegui ver nada. Talvez alguma "alma caridosa" tivesse resolvido salvar o bicho... Caso contrário poderia ter caído à água.
Por via das dúvidas, voltei para Macau e tornei a fazer a viagem até à Taipa, desta vez entre 20 e 30 à hora. Felizmente ningém me insultou por ir a "pisar ovos".
E valeu a pena. A dada altura, lá vi uma coisa que parecia um bicho enroscada por cima de um dos tubos já do lado de fora da ponte.
Parei o carro, pus os quatro piscas e lá fui, devagarinho, a tentar que o gato não se assustasse e me arranhasse, ou saltasse borda fora. Agarrei-o pelo cachaço, com cuidado. Desatou a miar, mas devia estar de tal forma assustado que nem tentou fugir. Tinha um fio com um guizo ao pescoço.
Pareceu-me logo ser uma gata tipo tartaruga. E é. Uma gatinha, adulta mas não muito grande, ligeiramente ferida. Está prenha. Levei-a ao veterinário.
Está tudo bem e agora vai ficar de quarentena no nosso shelter.
A G.R., da Anima, como eu, resolveu que ela deveria chamar-se Fafá.
Há quem ache que ela foi atirada para fora de um carro. Não sei. Há gente capaz de tudo.
Hoje, quando ía para o trabalho vi um gato esborrachado na Ponte da Amizade.
O pobre não teve tanta sorte como a Fafá.

Sem comentários: