março 24, 2006

Anatomia de um Segredo


Acabei há pouco de ler este livro, no original The Intelligencer.
Mais um romance histórico passado entre o século XVI e os nossos dias... aliás tão actual que já é posterior à invasão do Iraque.
Gostei bastante do enredo porque está escrito de uma forma absorvente, interessante e com muito detalhe e informação precisos.
Só poucos personagens do século XVI são fictícios.
O mais importante, um dos protagonistas, é Christopher Marlowe, contemporâneo de Shakespiere. Aliás nas notas finais, Leslie Silbert destaca, entre outros, o facto de haver quem defenda a teoria de que ambos os escritores teriam sido uma única e mesma pessoa.
Porque a obra é fruto de um trabalho detalhado e rigoroso, que admirei, e uma vez que não nos é dada qualquer referência biográfica sobre a autora resolvi descobrir mais e fui a www.lesliesilbert.com.
E o que fiquei a saber fez-me perceber que os estudos na área da História e a opção pela carreira de investigadora (detective) estão absolutamente reflectidos no livro, ou que este é o espelho da sua vivência e das suas opções. E curioso é o facto de Leslie ter optado por um tipo de profissão de emoção e risco se dever à influência do personagem a cujo estudo dedicou tanto do seu tempo, porque Kit Marlowe para além de escritor era espião a soldo de fações opostas o que, provavelmente, lhe terá custado a vida (é sempre complicado querer estar bem com Deus e com o Diabo...).
Quem quiser, antes de ler o livro, ficar com uma ideia mais real dos enquadramentos físicos que serviram de inspiração à escritora, pode aceder à gallery e ver as fotografias que lá estão e que se destinam a ilustrar cada capítulo. E tem a vantagem de não ser como ver um filme e só depois ler o livro (sabendo antecipadamente o fim da história). Dá para manter a emoção da surpresa até à última página.
Gostei e recomendo.
Apenas um alerta: infelizmente a versão portuguesa tem uma tradução/revisão péssimas com incongruências inaceitáveis e imensos erros ortográficos (não decorrentes do Acordo Ortográfico), que quebram um bocado o ritmo da leitura. Esperemos que a próxima tiragem tenha mais qualidade.

Sem comentários: