fevereiro 13, 2007

Centuriões fundaram Liqian?


Ontem, ao invés do que acontece quase quotidianamente em que as notícias nos atiram para dentro de casa frustrantes catadupadas de desgraças, no Jornal da Noite da TDM ficámos a saber algo muito curioso:
Em Liqian, uma remota aldeia no noroeste chinês junto ao imenso deserto de Gobi, os habitantes vão poder, dentro em pouco, ficar esclarecidos sobre o estranho fenómeno que tanto espanto lhes tem causado quando nascem crianças louras, de olhos verdes e narizes grandes entre os seus residentes, uma vez que a cidade mais próxima fica a cerca de 320 quilómetros...
Porque a maior parte das pessoas é pobre, não possui templo de família e não tem possibilidade de saber quais são os seus antepassados.
Ao que parece, poderão ser descentes de legionários romanos, que em 53 a.C. integrariam a legião de Marcus Crassus misteriosamente desaparecida.
Derrotados pelos Pártias, tribo originária da zona onde se situa o Irão, cerca de 145 centuriões terão ficado prisioneiros e andado pela região, como mercenários, durante vários anos até serem capturados por chineses Hun 17 anos depois.
Esta é a teoria de Homer Hubs, professor de história da China na Universidade de Oxford.
Se os testes de ADN efectuados em 93 pessoas confirmarem estes factos, Gu Jianming que mora perto da aldeia poderá ficar descansado quanto ao facto de há 6 anos lhe ter nascido uma filha loura a quem, incrédulo, rapou insistentemente o cabelo na esperança de que mudasse de cor.
E como a menina "cabelo amarelo" existem muitos outros habitantes com estranhas fisionomias.
Dentro em breve, o mistério vai ser desvendado!

Sem comentários: