maio 13, 2007

Neuróbica

Vi hoje uma notícia sobre Neuróbica - ginástica cerebral para retardar o envelhecimento.
Já comecei a escrever com a mão esquerda...
"Com a idade e o ataque de diversos adversários (tabaco, colesterol, sedentarismo físico e intelectual, etc.), o cérebro vai perdendo plasticidade e vitalidade. Este processo afecta geralmente mais o hemisfério direito e o neocortex prejudicando várias funções cognitivas.
Com o avançar do tempo o cérebro perde 2% por cada década, perda essa que aumenta a partir dos 50 anos.
Verificam-se, porém, variações muito importantes segundo os indivíduos.
A diminuição da massa cerebral afecta sobretudo a substância branca e menos as áreas ligadas à eficiência mental. No envelhecimento verificam-se degenerescências neurofibrilares (filamentos anormais no interior dos neurónios), aparecimento de placas senis (surgem entre os neurónios tendo uma proteína amilóide e prolongamentos nervosos anormais), degenerescências granulo-vacuolares (vacúolos anormais contendo corpos densos e que surgem no hipocampo), depósitos de lipofuscina (“dejectos metabólicos” que se acumulam nas células nervosas), corpos amiláceos, corpos de Hirano, etc.
Felizmente, o cérebro consegue guardar uma percentagem elevada de substâncias biológicas largamente eficientes para fazer face às actividades cognitivas (na imagem: rede de células nervosas). "

Sem comentários: